Organização da Despensa

Oi gente, tudo bem?

No final de semana passado fui para São Paulo e aproveitei que o marido ia encontrar os amigos para sair com minha mãe. Passeamos um pouco no Shopping, tomamos um café e ainda demos uma passada na Etna. E, aproveitando o ensejo, eu queria já fazia um tempo comprar alguns materiais para manter minha despensa organizada.

Bom, sendo sincera, nós não temos uma despensa de verdade. A cozinha é muito pequena, então os alimentos ensacados ficam em uma prateleira de um dos armários, os temperos ficam em outra parte do armário, enquanto o restante (enlatados, pães, chás, etc) ficam em um móvelzinho que compramos para colocar o microondas. Ou seja: é tudo bem improvisado. Com essa divisão, acabava sendo difícil encontrar algumas coisas.

Enfim, na Etna consegui comprar (vulgo ganhar da minha mãe) alguns potes e cestas para tentar organizar melhor a minha pequena “despensa” e facilitar a procura por seja lá o que estivermos procurando.

No final, a minha despensa, dividida em três partes, ficou assim:

2

Arrumei a parte de ensacados dessa forma: empilhei os sacos que ainda estão fechados (açúcar, sal, feijão e grão de bico), deixei as caixas de Maisena juntas (eu tenho 3, porque aparentemente as pessoas pensam que tem que me dar caixas de Maisena e eu ganhei as 3) e deixei a farinha no próprio saco, pois achei mais fácil usar dessa forma. O restante eu guardei em potes e etiquetei com nome e data de validade. Tudo para ficar mais fácil encontrar o que estivermos procurando.

3

A parte dos temperos era a mais desorganizada e muito difícil de manter, pois o armário é fundo, o que dificultava alcanças o que estivesse atrás e era ainda mais difícil guardar de volta no lugar de origem. Então coloquei os temperos que menos uso na parte de trás (açúcar mascavo, caldos prontos e temperos em saquinhos – parei de usar desde que comecei a cozinhar), bem como os temperos de vidros grandes, que são mais fáceis de alcançar. Logo na frente, coloquei o pote de açúcar e sal e em cestinhas, na frente, coloquei o que uso diariamente. Estando nas cestas é fácil puxar para alcançar o que eu preciso.

1

Por último, o que fica no móvel branco. O meu marido sempre tinha dificuldade para encontrar o que precisava aqui. O móvel é baixo e fundo e ficava difícil de ver o que tinha lá atrás. Então, arrumei tudo em cestas divididas em: pão, doces, chás e sucos, enlatados e salgados. Agora, tendo as cestas, é só puxar para encontrar o que precisamos.

Ainda ganhei alguns potes para organizar meu freezer, mas como tudo já estava congelado e ensacado, não deu pra arrumar direito e não acho bom descongelar só pra organizar. Quando fizermos compras de novo e eu conseguir organizar de forma decente eu mostro aqui pra vocês.

É isso, gente, espero que tenham gostado e que vejam que dá pra organizar até despensas pequenas que nem mesmo são despensas de uma forma prática e que facilite nossas vidas.

Até a próxima!

Fernanda

4 comentários sobre “Organização da Despensa

  1. Muito bom, eu uso as benditas cestinhas tbm mas só para os temperos, e no freezer para os Congelados, que ensaco com a porção pra nos dois e ponho nas cestinhas, como meu freezer éé grande ficava tudo bagunçado oque era frango, bife, fígado e por ai vai… ajudou muito, pois acho mais prático limpar as carnes e ensacar do que potinhos. Mas vamos aguardar o post com os potinhos e ver se compensa. Já vou usar as cestinhas na despensa tbm pra testar. ah, uso tbm no armário da lavanderia pq meus produtos de limpeza estavam uma zona

    Curtir

  2. Val, tudo bem? 🙂
    Eu uso cestas na despensa, na área de serviço e no freezer.
    Minha área de serviço é minúscula, não tem quase espaço. O marido fez um móvel onde agora ficam os produtos de limpeza, divididos em cestas por categoria.
    No freezer eu também ensaco as carnes por refeição (eu preparo cardápio da semana, então separo a quantidade que vou usar em cada receita, ensaco e guardo em potes (separei frango, carne bovina, carne bovina e peixes, além de um potinho onde guardei os temperos que colhi da horta e congelei).
    Nas próximas compras vou organizar mais direitinho e posto a foto por aqui! 😉

    Curtir

  3. Cestinhas são tudo, agora estou arrumando minha despensa por cestinhas também, já que deixava tudo empilhadinho. Aqui em casa é ao contrario, tudo é muito grande, casa antiga de bairro, minha despensa vai até o teto, o que faz ficar tudo bagunçado, só os grãos, farinhas, achocolatado, leite em pó, açucar e feijão ficam em potes, o resto ficam nos seus sacos, o que causa uma puta bagunça e um mega trabalho de reorganizar quando vamos fazer a compra do mês, vou usar sua dica pra facilitar a arrumação. O pior é a lavanderia, pois o pedreiro não veio terminar a reforma que começamos antes de casar até agora, então tem muitos produtos de pintura no meu armário de produtos de limpeza, o que deixava bagunçado até eu ter a ideia da cestinhas lá. Básicamente aqui em casa é ❤ cestinhas.

    Curtir

Deixe um comentário

