Dicas de limpeza: como limpar piso de azulejo

Oi gente, tudo bem?

Faz alguns dias eu dei umas dicas de como limpar o piso laminado, lembram? Aqui em casa tenho piso laminado na sala e nos quartos, enquanto na cozinha e no banheiro eu tenho azulejos. Antes, eu fazia a limpeza do chão de casa passando só Destac no laminado e Veja nos azulejos. Ficava horrível. O laminado não ficava limpo e os azulejos ficavam grudentos, com manchas, horrível. Eu estava atrás de novos métodos para limpar o piso e deixar do jeito que eu queria, mas ainda não tinha encontrado nenhum que desse certo, até porque eu não sei exatamente que tipo de azulejo eu tenho em casa.

Bom, um belo dia eu estava conversando com umas amigas sobre limpeza, chorando meus problemas com a limpeza do piso, enquanto pesquisava novos métodos para facilitar minha vida. Já tinha visto em alguns lugares sobre limpar o piso com detergente diluído, que ajuda a limpar a gordura que acumula no chão, mas ainda não havia testado até esse dia. E, na conversar, uma amiga sugeriu a limpeza com o detergente, então resolvi testar.

limpeza_rejunte3_26311216442250

Imagem: google imagem

Gente, detergente diluído é vida. Usei essa vez e nunca mais parei. Como disse no post sobre o piso laminado, eu dilui umas 5 gotinhas de detergente em um pouco de água, coloquei em um recipiente vazio de produto de limpeza que eu tinha, borrifo no chão e passo um pano seco. Faço isso na casa toda, já que consigo usar tanto no piso laminado, quanto no piso de azulejo.

Mas só isso não é o suficiente, principalmente tendo em vista que o piso de azulejo fica na cozinha e no banheiro, lugares propícios para bactérias e que tem que estar sempre limpos e desinfetados. Foi aí que a conversa com uma amiga me salvou. Ela estudou Engenharia de Alimentos na UFC (Universidade Federal do Ceará) – oi Luiza, é de você que estou falando rs – e cursou uma matéria sobre higienização de ambientes e me deu a dica: água sanitária diluída em água! É barato, é simples e deixa tudo limpinho!

Eu começo a limpeza, portanto, passando o detergente diluído no piso de azulejo. Em seguida, passo um pano umedecido só com água para “limpar” o detergente do chão. Em seguida eu passo um pano limpo com a água sanitária diluída (é bom frisar que não pode misturar o detergente com a água sanitária, já que o detergente “anula” a ação da água sanitária) e deixo secar por uns 10 minutos. Depois passo o pano umedecido com água para limpar.

Mas… E o cheirinho de limpeza que a gente gosta? Não dá pra não ter! Eu não sinto que fiz faxina/limpeza se eu não sentir aquele cheirinho de limpo no fim. Então, para isso, minha amiga entrou em ação de novo e me sugeriu diluir um pouquinho de amaciante (eu uso Downy, pra mim não tem melhor) em água e passar no chão. Gente, que maravilha! Não podia pedir mais nada! Meu piso fica limpinho, desinfetado e com cheirinho muito bom!

limpeza-piso-590px

Imagem: google imagem

Resumindo minha limpeza no chão de casa (todo):

1. Começo borrifando o detergente diluído em água com um pano limpo e seco por toda a casa (laminado e azulejo) e deixo secar por uns minutos;

2. Em seguida, borrifo água e passo um pano para “limpar” e deixo secar;

3. Borrifo a água sanitária e passo pano no piso de azulejo do banheiro e cozinha e deixo secar por uns 10 minutos;

4. Passo o Destac com um pano seco no piso laminado e deixo secar;

5. Então, borrifo água no piso de azulejo para limpar a água sanitária; e

6. Por fim, passo o amaciante diluído em água para deixar o cheirinho bom de flores no piso de azulejo.

É isso! Pode parecer muito trabalho, mas garanto que é mais rápido do que parece e seu piso fica limpo, bem desinfetado e com um cheirinho muito gostoso! Testem e me digam o que acharam!

Até a próxima!

fernanda

Deixe um comentário

