Organização da papelada

Oi gente, tudo bem?

Hoje resolvi falar de um assunto que mudou completamente minha vida: organização dos papéis e contas. Vocês não tem noção do quanto isso facilita a vida! Antes era um sufoco encontrar qualquer coisa: manuais, garantias, contas pagas, comprovantes, contratos, documentos… Isso piorou quando juntei os meus papeis com os do meu marido, que também estavam uma bagunça!

Um belo dia vi um post no Organize Sem Frescuras sobre organização de papéis e me inspirei. Então fui até a Kalunga, comprei algumas pastas e.. mãos a obra! Comecei jogando todos os papéis inúteis fora (lembre-se que os documentos tem validade, então confira AQUI se você pode jogar aquele papel fora) e depois fui separando tudo por categorias – que nomearam as pastas – e subcategorias – dentro das pastas.

Os documentos pessoais, como identidade, certidão de nascimento e passaporte por exemplo, eu guardei em caixas, uma pra mim e uma para o meu marido. Assim fica fácil encontrar o que precisamos (como comprovantes de eleição, que se perderiam em uma pasta grande). As caixinhas ficaram assim:

1

As pastas eu dividi em 8 categorias: Banco, Contas (antigas), Documentos, Estudos, Manuais/Garantia, Saúde, Trabalho e Contas (2015).

Banco:

Nessa pasta eu guardei tudo que é referente a bancos, como documentos de abertura e encerramento, faturas mais antigas de cartão de crédito, documentos referente a previdência privada, etc. Ainda, para ficar mais organizado, dividi em subcategorias por nome de Banco.

2

Contas:

Aqui eu guardo todas as contas já pagas que temos, mas apenas de 2014 para trás. Para facilitar a procura, dividi em subcategorias: contas de consumo, contas do carro, contas do apartamento em São José dos Campos e do apartamento em São Paulo e outras contas (como o arco e flecha que meu marido praticava e OAB).

3

Documentos:

Nessa pasta ficam todos os nossos documentos importantes que temos, como o contrato de locação do apartamento em que moramos, nossa certidão de casamento, meus documentos da nacionalidade italiana e meus documentos da Justiça Eleitoral (eu trabalhei como mesária durante 4 eleições, então guardo todas as convocações, todos os comprovantes de que trabalhei e minha dispensa na última eleição).

4

Estudo:

Aqui eu deixo tudo relacionado a estudo meu e do Rafa. Dividi por subcategorias, que separei em faculdades, escola, cursos de língua, palestras, etc. Guardo, por exemplo, os diplomas, certificados, comprovantes de matrícula, etc.

5

Manuais/Garantias:

Essa foi uma pasta muito importante. Antes, os comprovantes de compra, manuais e garantias dos produtos que comprávamos ficavam todos separados e largados pelos cantos. Era uma tortura conseguir achar alguma coisa. Percebi isso quando nosso micro-ondas deu problema e eu não conseguia encontrar a garantia dele. Depois desse dia, resolvi vasculhar a casa toda atras desses papéis. Encontrei tudo (espero) e guardei tudo junto. Dividi a pastas em algumas subcategorias, como eletrodomésticos grandes e pequenos, eletrônicos, móveis, etc. Agora ficou fácil achar um manual de instrução quando preciso.

6

Saúde:

Confesso: essa pasta é basicamente toda minha. Quem me conhece um pouco que seja sabe que eu tenho um milhão de problemas de saúde. Tenho problemas na coluna, nos joelhos, de estômago, ginecológicos, etc… Então aqui eu guardo todos os meus exames, receitas importantes e coisas assim. Dessa forma fica fácil achar os exames que eu preciso levar na próxima consulta.

7

Trabalho:

Como o nome já diz, guardo aqui tudo dos nossos empregadores. Uma vez eu tinha que entregar na faculdade um termo de rescisão de um estágio e adivinhem se eu não tinha perdido? Foi uma loucura pra conseguir. Agora todos os documentos que podemos precisar estão aqui: holerites, FGTS, contratos, etc. Tudo separado por empresa.

8

Contas 2015:

Para facilitar nossa vida e não encher demais a pasta de Contas, eu uso uma pasta sanfonada para guardar todas as contas do ano vigente (no caso, 2015). Separo por mês e coloco as contas em ordem alfabética (sou dessas mesmo). Assim fica mais fácil encontrar o que precisamos, sem precisar vasculhar a pasta que tem contas de anos passados.

9

Notas Fiscais:

Por fim, separei uma pastinha pequena e sanfonada para guardar todas as notas fiscais. Antes eu jogava tudo fora, achava que era besteira guardar, já que dá pra entrar na sua conta pela internet e ver seus gastos, mas estava errada. Tem um monte de gastos que aparecem com nomes esquisitos na conta do banco e não lembro do que é, além disso, no banco só aparece a fatura total e gosto de saber com o que eu gastei exatamente (por exemplo, quando faço mercado. Sou muito coxinha e anoto os valores de uma compra em um mercado com a mesma compro no outro mercado). Então comecei a guardar todas as nossas notas fiscais para ficar mais fácil de controlar as finanças de casa. Separo tudo por mês e, dentro do mês, divido por tipo (mercado, alimentação…).

10

E onde eu guardo todas essas pastas?

Bom, quando morávamos em São Paulo nós estávamos em um apartamento com três quartos: um era o nosso, outro o escritório e o últimos estávamos montando uma espécie de biblioteca, com duas estantes para livros, uma com gavetões. Agora moramos em um apartamento com dois quartos e as coisas ficam um pouco apertadas. Assim, eu acabei de desfazendo de muito papel e alguns livros que usava na faculdade e acabei conseguindo deixar um dos gavetões vazios. Então guardo as pastas lá, escondidas. Mas qualquer espaço serve para guardar, seja uma gaveta em armário, uma estante, etc.

O gavetão fechado na estante.

O gavetão fechado na estante.

As pastas organizadas na gaveta

As pastas organizadas na gaveta

Quando arrumei as pastas, elas ficavam em um dos nichos da estante, em pé. Agora ficam na gaveta, deitadas. Por isso que as etiquetas ainda estão em pé, a fita do etiquetador acabou e eu ainda não consegui trocar. Rs.

É isso, gente. Sei que já fiz esse post antes, no meu blog antigo, mas eu tenho muito orgulho dessa organização. Isso não é frescura, não é TOC, não é só pra ficar bonitinho. A organização dos papéis é essencial, principalmente se você mora com outra pessoa. Na hora de achar um documento importante, você sabe exatamente onde está e a outra pessoa consegue achar com facilidade só com poucas instruções. Isso mudou a minha vida!

Aliás, eu gostei tanto desse negócio que quem precisar de uma mãozinha para organizar os documentos estou a disposição para ajudar, é só pedir! Rs

Até a próxima!

fernanda

Deixe um comentário

