Limpeza da geladeira e do fogão

Oi gente, tudo bem?

Preciso confessar uma coisa: eu detesto limpar a cozinha. De todos os cômodos da casa, esse é o que eu mais odeio. Talvez por minha cozinha ser muito pequena, tudo fica meio apertado e ela não tem nem ralo pra poder jogar água. Fora que tem todos os eletrodomésticos de limpeza difícil, né?

Mas semana passada, depois de vários dias com doenças chatinhas, acordei na sexta-feira muito bem disposta e resolvi que era dia de resolver as pendências (vulgo ir ao banco). Aproveitei o embalo e o tempo que sobrou para dar aquela limpada na geladeira e no fogão. Outra confissão: desde que o Rafa comprou a geladeira eu limpei 3 ou 4 vezes, no máximo, e o fogão… bom, eu só limpava a parte das bocas e a porta, a parte de dentro nunca tinha limpado! Então vocês podem imaginar que não foi a coisa mais fácil do mundo deixar tudo bem limpinho. Mas deu certo.

limpeza1

Comecei pela geladeira porque já tinha limpado antes. Como ela estava bem suja, eu tirei todas as prateleiras e lavei todas com detergente. Enquanto elas secavam, eu limpei a parte interna da geladeira, passando primeiro vinagre de álcool com um pano, depois bicarbonato de sódio com uma esponja (que não risca). Tirei o excesso dos dois com um pano molhado, sequei bem e finalizei passando álcool com um pano seco. Quando as prateleiras secaram, eu também passei álcool nelas antes de colocar tudo de volta. Fiz o mesmo com o freezer. Como minha geladeira é “prateada”por fora, eu passei apenas um pano com álcool pra limpar, pois a maioria dos produtos – aqui incluso o vinagre e o bicarbonato – acabam deixando umas manchas brancas nela.

No final, minha geladeira ficou assim:

geladeira

Já o fogão eu não consegui ter tanto capricho por conta do tempo mesmo e por conta da condição em que o coitado estava. Mas comecei limpando a parte de cima. Tirei todas as bocas e botões e lavei tudo com detergente e deixei secar. Depois limpei o fogão com uma esponja com um pouco de detergente, tirei o sabão com um pano molhado, depois passei Cif Cremoso com uma esponja pra deixar brilhante, tirei o excesso com pano úmido e sequei com um pano seco. Antes de voltar as bocas para o fogão, tive que esfregar tudo com palha de aço, porque a situação estava crítica. Olhem o antes e o depois:

antes depoisO forno eu tirei a grade para conseguir limpar. Borrifei vinagre e deixei descansando por uns 10 minutos. Depois esfreguei com um pano seco. Passei uma esponja com um pouco de bicarbonato, tirei o excesso com um pano úmido e sequei. Por fim, passei um pano com álcool e deixei a porta aberta para evaporar rápido. A porta limpei da mesma forma, exceto o vidro que só passei o álcool. Por fim, também passei álcool na tampa de vidro do fogão. A grade lavei com detergente, depois esfreguei com a palha de aço para tirar as manchas impregnadas. Ficou tudo limpinho!

Não sei quando vai ser a próxima vez que farei uma limpezona dessas nos eletrodomésticos, então espero que essa dure bastante! rs

Até a próxima!

fernanda

Deixe um comentário

